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sexta-feira, 8 de julho de 2016

DOOM - O MAIS SANGRENTO GAME JÁ LANÇADO NA TERRA (PELO MENOS EM 1993)

Vamos lá então, primeira postagem decente.

Hoje vou escrever um pouco sobre um jogo que decididamente rompeu barreiras importantes no mundo eletrônico. Eu estou falando do DOOM, game lançado em 1993 pela empresa ID Software - uma das maiores empresas daquela época relacionadas à softwares, sempre ao lado da Apogee Software que também despejou clássicos no mercado.


Lá nos longínquos e saudosos anos 90, estávamos acostumados com os consoles domésticos e arcades, assim como games inocentes como Super Mario Bros (Nintendo) e Sonic (SEGA). Então, quando DOOM chegou no mercado, abrangendo uma plataforma até então pouco utilizada para rodar jogos - COMPUTADORES - o rebuliço foi óbvio. Todos queriam saber do que se tratava aquele jogo, como funcionava, como era jogar através de teclados (!) e mouse (!!). Isso na minha ideia era simplesmente impossível na época. Mas essa é minha opinião, hehe.

O que acontece é que DOOM usava uma engine desenvolvida pela ID Software pouco utilizada antes: o negócio era em "PRIMEIRA PESSOA", ou seja, o jogador tinha praticamente toda a visão "através dos olhos" da personagem principal, muito diferente dos games de plataforma que eram coqueluche até então.

E se não bastasse isso, essa incrível evolução, ainda existia o enredo do game, que por si só é muito interessante e passa ao jogador um sentimento de agonia e claustrofobia (esses sentimentos, inclusive, preenchem algumas etapas do jogo, só quem encarou sério DOOM sabe do que estou falando): o jogador está na pele de um soldado espacial, "Space Marine" como é denominado no jogo, que por sua vez está em uma estação espacial em PHOBOS, um dos satélites do planeta MARTE. Acontece que está rolando um experimento científico por lá e, sem querer mesmo, os cientistas conseguem simplesmente abrir os PORTÕES DO INFERNO, trazendo para a estação espacial todo o tipo de vagabundagem das "profunda": zumbis, demônios, imps, almas perdidas. Ou seja, que agradável não?


E, como todos na estação espacial são mortos por esses seres, cabe ao Space Marine mandar essa cambada de volta para os quintos. O primeiro DOOM, de 1993, se não me engano tinha quatro níveis de dificuldade e três capítulos - na época era possível comprar esses capítulos separadamente através de CD-ROM ou online - e logo surgiu um capítulo extra, totalizando quatro níveis recheados de inimigos, quebra-cabeças, labirintos (às vezes quase impossíveis de achar a saída) e itens escondidos.

É claro que para vencer, o Space Marine tinha algumas armas bacanas para pintar as paredes de vermelho e promover a carnificina; sim, esse foi outro aspecto que chamou a atenção na época: DOOM era um verdadeiro açougue pixelizado, e estava bem claro que aquele jogo não era destinado à menores de 18 anos. Bom, isso não foi muito bem obedecido, mas nunca é hehe... Voltando às armas: existiam escopetas (uma das melhores armas), metralhadoras, soco-inglês personalizado (esse o jogador só utilizava quando estava bem fodido e sem munição), lançador de foguetes... e por aí vai. Não recordo se no DOOM já existia a MOTOSSERRA, mas desconfio que ela foi incluída somente na segunda versão do game.


Com esse arsenal, o jogador explodia cérebros, amputava membros e tocava o terror. Ou seja, como diria o narrador da Rede Globo,  "altas horas de diversão" garantida até hoje, inclusive! Os fãs do game não o abandonaram e criaram alguns mods, dentre eles o "BRUTAL DOOM", feito por fãs, que trouxeram toda a engine antiga do game para nossa realidade, deixando o jogo mais ágil, divertido e sangrento ao extremo. Sério, parece uma carnificina, com direito à replay e sinal de "pau-no-**".


Interessante ressaltar também que esse game ficou deveras famoso em 1999 devido ao "MASSACRE DE COLUMBINE", proporcionado por ERIC HARRIS e DYLAN KLEBOLD, dois colegas que cursavam o Ensino Médio lá dos EUA e resolveram matar todos os professores e colegas utilizando pesadas armas de fogo - até hoje não sei como esses dois conseguiram tanto armamento e o pior, como conseguiram ocultar o fato de suas famílias. O fato é que os dois garotos (que sofriam bullyng dos "bonitinhos da América") adoravam jogar DOOM. Aí já era, caiu na boca da mídia, um abraço. O game foi quase banido naquela época, mas agora a poeira baixou, pelo menos para os fãs do jogo. É... fique atazanando muito alguém que essas merdas podem acontecer né... claro, sem justificar o massacre, ninguém em sã consciência faria uma loucura dessas...


Ó, tá aí a foto da câmera dos dois malucos durante o massacre.

Enfim, esse foi a primeira postagem "séria", escrevi tudo "nas cocha" mesmo, mas da próxima vez vou abordar os assuntos com mais calma e com mais pesquisa, hehe.

FUI!!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu!! Obrigado por ter lido hehe! Na próxima postagem vou tentar fazer algo mais "profundo" hehe! :D

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